SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO BLOG DO PROF.JR

terça-feira, 27 de abril de 2010

Variedades Linguisticas?

Variedades linguísticas são as variações que uma língua apresenta, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.
Todas as variedades linguísticas são adequadas, desde que cumpram com eficiência o papel fundamental de uma língua, o de permitir a interação verbal entre as pessoas, isto é, a comunicação.
Apesar disso, uma dessas variedades, a norma culta ou norma padrão, tem maior prestígio social. É a variedade linguística ensinada na escola, ensinada na maior parte dos livros e revistas e também em textos científicos e didáticos, em alguns programas de televisão. As demais variedades, como a regional, a gíria ou calão , o jargão de grupos ou profissões (a linguagem dos policiais, dos jogadores de futebol, dos metaleiros, dos surfistas), são chamadas genericamente de dialeto popular ou linguagem popular.

1 comentários:

Silvana M. Moreli disse...

Olá, professor!

Muito legal o seu Blog, principalmente o seu "perfil".
Tenho um Blog desde 2006 e convido-o a visitá-lo (se ainda não o fez...).
Os Blogs são ferramentas muito importantes atualmente no que tange à educação digital, já que a mesma traduz o pensamento de quem os produz, suas opiniões, suas características personalísticas.
E cabe a nós, educadores, orientar os nossos alunos para o uso adequado dessa e de outras ferramentas virtuais, salientando que é preciso adotar uma "etiqueta" dentro do âmbito virtual, como o respeito à autoria, por exemplo. O senhor não acha?
Mais uma vez, parabéns pelo Blog! "Boas ideias", "bons textos" devem sempre ser divulgados... (com os devidos créditos, é claro...).

Tenha um ótimo final de semana!!!