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domingo, 19 de setembro de 2010

Projeto de Leitura e Escrita: Aprendendo a ler com prazer e escrever bem por saber!

Sabe-se que um dos principais problemas na educação da atualidade é a dificuldade que os
educandos têm de ler e produzir textos. Essa é uma reclamação constante não só pelos professores da disciplina Língua Portuguesa, mas de toda a categoria docente.
Pensando nisso, o professor de Língua Portuguesa dos 1 anos, Edivaldo Araújo Júnior, da EEEP Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, lança o Projeto: Aprendendo a ler com prazer e escrever bem por saber!
Esse projeto tem como público-alvo, todos os educandos dos 1 Anos, dos cursos de Enfermagem, Hospedagem e Informática, os mesmos utilizarão a biblioteca escolar, como uma potente ferramenta para o desenvolvimento, de sua autonomia intelectual e também do processo de ensino e aprendizagem. Por meio de livros, mas também de revistas, jornais e materiais multimídia.
Portanto, os seguintes aspectos devem nortear o trabalho do educador na biblioteca e que serão conduzidos dentro deste projeto:
1. Organizar o espaço e conhecimento dos materiais: Em um ambiente que convida os educandos dos 1º anos a descobrir, aprofundar e produzir através das leituras e pesquisas realizadas.
2. Difundir o uso da biblioteca dentro e fora da escola: Ressaltando que, não pode restringir-se a um papel meramente didático-pedagógico, ou seja, o de dar apoio para o programa dos professores. Há um eixo educativo que a biblioteca tem de seguir, mas sua configuração deve extrapolar esse limite, porque o eixo cultural é igualmente essencial. Isso significa discutir livros, formar círculos de leitores, reunir grupos de alunos.
3. Clube da Leitura: Ler, discutir e interpretar em momento extra-sala:
Livro Selecionado: “O Caçador de Pipas” – Khaled Hosseini
A obra será trabalhada com os educandos nas seguintes perspectivas:
* Leitura da capa e reflexão sobre a expectativa dos alunos.
* Criação de um texto curto sobre o que o aluno imagina que encontrará no livro.
Depois, a leitura da obra poderá ser contextualizada sob os seguintes parâmetros:
* O texto e o leitor
* O texto no contexto da comunidade
* O texto no contexto da mídia
* O texto no contexto de diferentes artes.

Após a leitura sugere-se que cada aluno avalie o livro quanto ao texto e a sua influência no modo de pensar do leitor, analisando quais foram as ideias ou situações vivenciadas no livro que o surpreenderam ou trouxeram alguma novidade. Toda leitura poderá ser motivadora de trabalhos criativos de livre escolha dos alunos, em qualquer gênero literário ou forma artística.

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