Apresentação
A Obra literária “O Quinze” de Rachel de Queiroz, retrata a seca de 1915 em Quixadá/CE, a mesma ocorreu em sua infância , deixando a autora com a sensibilidade à flor da pele. Percebe-se uma narrativa e dois momentos.
Primeiramente, a seca atinge o vaqueiro Chico Bento e sua família. Também, maltrata Vicente, grande proprietário e criador de gado. Em seguida, temos a relação de afeto e carinho que envolve Vicente, rapaz rude, mas puro de coração e Conceição, moça cheia de dotes e de cultura, da capital. O Quinze é um romance que denuncia o grave problema que aflige as pessoas: a seca. Esta é o grande entrave da natureza. As pessoas se sentem impotentes diante da vida. Para eles, viver passa a ser um desafio diário. Todos são heróis a combater o mesmo inimigo. Proprietários e trabalhadores tornam-se iguais. A seca os iguala. E os une na busca por melhores dias. Que os céus acabem com esses desolados momentos é o sonho de cada um, crianças e adultos, pobres e ricos.
Objetivos
* Analisar a obra literária “O Quinze”de Rachel de Queiroz, em sua plenitude, através de seus aspectos literário e histórico estabelecendo relações entre fontes históricas e aspectos apontados pela escritora levando os discentes a refletir sobre todo o contexto literário.
* Mostrar a importância da literatura como tarefa essencial na conquista da cidadania plena, fazendo com que os alunos incorporem valores, conceitos e atitudes em seu cotidiano escolar e extra-escolar.
* Conscientizar e reconhecer a importância do Nordeste e do homem da terra na obra de Rachel de Queiroz, despertando nos discentes encantamento e apreciação na contramão do preconceito e da discriminação.
0 comentários:
Postar um comentário