A
poesia, ou gênero lírico, é uma das sete
artes
tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins
estéticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer
dependendo da imaginação do autor como a do leitor. Poesia, segundo
o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina,
e a obra feita com a arte, a arte é a poesia, a obra poema, o poeta
o artífice. O sentido
da mensagem poética também pode ser", ainda que seja a forma
estética a definir um texto como poético. A poesia compreende
aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da
possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse
é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.
Num
contexto
mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria
arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma
forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal).
Assim,
partindo de tais aspectos, nosso objetivo
é
abordar os principais elementos que nunca podem faltar quando o
assunto é a linguagem poética. Nesse sentido, seguem elucidadas
abaixo algumas considerações:
Métrica
As palavras, em se tratando de termos gramaticais, são separadas de acordo com a forma com que são pronunciadas. Os versos que constituem um poema também o são, porém com algumas divergências.
Os versos que não possuem uma regularidade métrica
(fixa) são denominados versos livres.
Rimas
Tal quesito tende a conferir musicalidade ao poema, mas não quer dizer que seja algo obrigatório. Tudo depende daquelas intenções já ressaltadas, ou seja, quanto mais se acentua um tom melódico, mais se evidencia um clima de envolvimento entre as parte envolvidas.
Tal quesito tende a conferir musicalidade ao poema, mas não quer dizer que seja algo obrigatório. Tudo depende daquelas intenções já ressaltadas, ou seja, quanto mais se acentua um tom melódico, mais se evidencia um clima de envolvimento entre as parte envolvidas.
Ritmo
O ritmo é determinado pela alternação uniforme de sílabas tônicas (fortes) e não tônicas (fracas), dispostas em cada verso de uma composição poética, bem como pelos recursos utilizados pelo poeta e pela forma como ele os organiza dentro de seu texto, com vistas a produzir o efeito desejado com a mensagem. Assim, cada poema tem seu ritmo.
O ritmo é determinado pela alternação uniforme de sílabas tônicas (fortes) e não tônicas (fracas), dispostas em cada verso de uma composição poética, bem como pelos recursos utilizados pelo poeta e pela forma como ele os organiza dentro de seu texto, com vistas a produzir o efeito desejado com a mensagem. Assim, cada poema tem seu ritmo.
Verso é cada uma das linhas que constituem uma estrofe num poema.
Terceto é na literatura, o tipo de estrofe que contém três versos.
Quarteto é a formação contendo exatamente quatro membros. Ela é comumente
associada com grupos
musicais,
mas pode ser associada a qualquer situação na qual quatro objetos
similares ou relacionados podem ser considerados uma unidade.
Então o quarteto também é uma estrofe que contém 4
versos.
Estrofe é um agrupamento de versos, por exemplo, existem quatro estrofes no soneto clássico, o primeiro quarteto, o segundo quarteto, depois o primeiro terceto e o segundo terceto:
Soneto de Fidelidade
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais um pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angustia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama.
Eu possa me dizer do amor que tive:
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinícius de Moraes
Os jovens
Os
jovens são assim mesmo
Agem sem pensar
Pensam após agir
Agem por impulso...
Sem medo do que possam sentir.
Agem sem pensar
Pensam após agir
Agem por impulso...
Sem medo do que possam sentir.
Têm
vontade de gritar...
Medo de não poder
Têm vontade de chorar
Receio de se arrepender
Jovens se prendem, se rendem.
Medo de não poder
Têm vontade de chorar
Receio de se arrepender
Jovens se prendem, se rendem.
Jovens
“pensam mais com o coração”
Estão dispostos a “tudo”...
Se rendem ao som de uma canção
Dispõem-se ao que vem do fundo.
Estão dispostos a “tudo”...
Se rendem ao som de uma canção
Dispõem-se ao que vem do fundo.
Se
arriscam a fazer...
Quebram totalmente o protocolo
Se sentem felizes com isso
Soberanos...
Depois correm em busca de colo.
Quebram totalmente o protocolo
Se sentem felizes com isso
Soberanos...
Depois correm em busca de colo.
“Jovem
quer: jovem pode”
Desviam dos obstáculos da vida
E quando caem...
Se levantam, a poeira sacodem.
E cicatrizam as feridas.
Desviam dos obstáculos da vida
E quando caem...
Se levantam, a poeira sacodem.
E cicatrizam as feridas.
Jovens
se sentem...
Jovens querem ser...
Jovens entendem...
Jovens querem ver...
Jovens querem ser...
Jovens entendem...
Jovens querem ver...
Jovens
têm pudor...
Sentem frio...
Sentem calor...
Jovens envelhecem
Jovens sentem amor
Se sentem enfurecidos
Quando se sentem esquecidos
Jovem esquece,
Tem jovem que se sente sofredor.
Sentem frio...
Sentem calor...
Jovens envelhecem
Jovens sentem amor
Se sentem enfurecidos
Quando se sentem esquecidos
Jovem esquece,
Tem jovem que se sente sofredor.
Os
jovens querem espaço
Jovens criam, se angustiam.
Se sentem felizes, se sentem mal.
Têm jovens que têm medo do “lobo mau”.
Jovens criam, se angustiam.
Se sentem felizes, se sentem mal.
Têm jovens que têm medo do “lobo mau”.
Para
ser jovem não precisa estar “novo”.
Tem jovem que se sente “velho”
Tem “velho” que não se acha idoso.
Tem jovem que se sente “velho”
Tem “velho” que não se acha idoso.
Jovens
têm sentimentos
Têm fraquezas
Têm garra e dedicação...
Jovens têm belezas.
Jovens sentem EMOÇÃO...
Têm fraquezas
Têm garra e dedicação...
Jovens têm belezas.
Jovens sentem EMOÇÃO...
Cézar
Gabriel Pereira Nascimento Palmeiras - BA.
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