SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO BLOG DO PROF.JR

quarta-feira, 30 de abril de 2014

QUESTÃO DESAFIO 01




QUESTÃO DESAFIO 01.
Qual foi o motivo da formação do arraial de Canudos? Esse momento literário teve algum protagonista? E como o governo da época se comportava diante dessa situação?

13 comentários:

Anônimo disse...

Resposta:
Sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, reagião de latifundios improdutivos liderados pelo peregrino Antônio Conselheiro, acreditando numa “salvação milagrosa” que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social. A reação foi que o exército foi mandado para Canudos. Três expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil sertanejos.

Henrique Erik 3° Eletro

Paloma Almeida disse...

Naquela época a região sertaneja sofria com a seca e o descaso com os menos afortunados, estes resolveram juntar-se a Antônio Conselheiro, principal líder da comunidade que foi denominada Canudos, em busca de uma sociedade mais igualitária. Os que participavam da comunidade acreditavam em uma salvação divina que melhoraria suas vidas.Os fazendeiros da região não estavam gostado de ver seus criados indo para outro local, então resolveram dizer que os moradores de Canudos se armavam para atacar cidades vizinhas e que eram contra o governo, sendo assim houve uma mobilização do Governo local e posteriormente, apoś três tentativas sem sucesso, o Governo nacional interviu mandando o exército para combaê-los.

Paloma Almeida - 3º eletromecânica

Junior disse...

Com o nordeste em decadência a população pra escapar da miséria, foram para Canudos, que representava um modelo de sociedade surgida no sertão nordestino, prometendo conduzir o povo para a justiça e a igualdade social, baseada na propriedade coletiva onde tudo era dividido igualmente entre todos. Sobe a liderança de Antônio Conselheiro que foi o principal protagonista de canudos. Com medo do que poderia se tonar canudos o governo da época impões uma resistência, por conta que eles pensavam que canudos poderia vir a se tomar um exemplo de sociedade.
Márcio Júnior 3º Eletromecânica

hoje disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precaria com fome, seca , miseria, violencia e abandono politico e afetava principalmente a populaçao mais carente. Ele era conhecido como Antonio Conselheiro. Mandou o exercito e so conseguio vencer na terceira tentativa

hoje disse...

Se originou aos arredores da fazenda de Canudos e era composto por ex-escravos que buscavam terras onde pudessem trabalhar e morar. Sim, Antônio Conselheiro, que foi o líder deste movimento. Como estes eram contra as leis do governo, ele revidou mandando tropas do exército, mas só após o terceiro conflito, que os militares saíram vitoriosos.
Paulo Cézar Régis 3º Eletromecânica

Unknown disse...

Toca mundo é o Talles 3°Eletro

Unknown disse...

Essa região sofria , por conta de uma terra improdutiva, os menos afortunados resolveram se juntar com Antônio Conselheiro (Principal protagonista de Canudos)em prol de uma sociedade igualitária.Após tes tentativas sem sucesso, com receio o Governo mandou o exército para combate-los.

edyda150 disse...

Milton Célio e Edson Aguiar 3 ano Eletro

Cansado de tanto peregrinar, Antônio conselheiro que foi o grande protagonista desse movimento, decide fixar-se á margem norte do rio vaza-barris, um pequeno arraial chamado Canudos, onde os desabrigados estavam sendo recebidos de braços abertos. Ele criou essa comunidade para que os pobres tivessem facilmente acesso a terras e trabalho.
O governo preocupado com uma possível revolta, popular e irritado pois em Canudos não se tinha cobrança de impostos, então resolveu acabar com esse movimento enviando três expedições, onde os soldados todos com uma grande aparato de armas foram ridicularizados pelos sertanejos que tinhas em mãos apenas algumas espingardas de caça. Na 4° expedição o governo finalmente consegui vencer a guerra civil arrasando com o pequeno arraial e assassinando Antônio conselheiro.

C.ALYSSON disse...

Como naquele tempo a região sertaneja sofria com muitos descasos , as pessoas menos afortunadas se juntaram com Antônio Concelheiro ( que foi o principal lider de canudos )e começaram a atacar as cidades vizinhas .O governo mandou o exército para combate-los como um modo de intervir isso tudo.


Carlos Alysson 3°Eletro

rodrigo disse...

Antonio Conselheiro foi o protagonista da historia, pois ele conquistou a confiança dos sertanejos que em busca de uma sociedade melhor e igualitária, resolveram segui-lo em sua jornada, foi aí que foram todos para um local que foi denominado Arraial de Canudos, em pouco tempo a notícia se espalhou e muitos fiéis resolveram se juntar ao grupo, em pouco tempo já tinha aproximadamente 25.000 habitantes.
Foi com medo de que Antônio Conselheiro estivesse indo contra o governo, que o mesmo resolveu mandar seus soldados para acabar com todos, só que o governo não sabia que o objetivo dele era a religião e "edução" e focava na melhoria de vida dos seus seguidores e de quem não o seguia.
O governo falhou em três de suas tentativas de acabar com o Arraial de Canudos, só na quarta tentativa que conseguiram derrotá-los, foram 45.000 soldados para derrotar uma população desarmada e "indefesa", pois os soldados tinham arma e os sertanejos não tinham.

Rodrigo Rodrigues 3° Eletro
rodrigoce88@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Canudos era um pequeno povoado no sertão da Bahia, constituído de ex-escravos e sertanejos que fugiam da fome e da opressão dos coronéis daquela época. Com o crescimento do povoado as autoridades locais, ficaram amedrontadas e com medo de perder suas forças políticas, decidiram atacar o Povoado Canudos.Ântonio conselheiro foi seu principal protagonista, O governo tentou 4 vezes arrazar com Canudos, falharam 3 vezes e só na quarta tentativa conseguiram.

Gabriel Santana
3° EDIF