SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO BLOG DO PROF.JR

sábado, 13 de fevereiro de 2010

LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL


01. Linguagem:
É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos,onde há comunicação, há linguagem. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo). Num sentido mais genérico, a Linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para comunicar-se.

02. Comunicação: A comunicação, tem a função interagir as pessoas utilizando a linguagem verbal e não-verbal.

03. Código: é um conjunto de sinais convencionados socialmente para a construção e a transmissão de mensagens. Os códigos são muito utilizados quando há necessidade de informar e comunicar com rapidez. Portanto hoje, é comum haver códigos na rua,no trânsito, em rodoviárias,aeroportos,escolas.


04. Tipos de Linguagem.
A linguagem pode ser:
Verbal: a Linguagem Verbal é aquela que faz uso das palavras para comunicar algo.
Podendo ser um texto narrativo, uma carta, o diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete.

Não Verbal: é aquela que utiliza outros métodos de comunicação, que não são as palavras. Dentre elas estão a linguagem de sinais, as placas e sinais de trânsito, a linguagem corporal, uma figura, a expressão facial, um gesto.
Exemplificando: o semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito.

Interlocutores: são as pessoas que participam do processo de interação por meio da linguagem.
Locutor: Aquele que produz a linguagem, aquele que fala, que pinta, que compõe uma música, que dança.
Locutário: Aquele que recebe a linguagem.
No processo de comunicação e interação, ambos são interlocutores.

Prof.JR

0 comentários: