SEJAM TODOS BEM-VINDOS AO BLOG DO PROF.JR

quinta-feira, 4 de março de 2010

MEC lança Olimpíada da Língua Portuguesa

Alunos de escolas públicas de todo o país terão a chance de mostrar seu talento para escrever. O Ministério da Educação lançou, na manhã do dia 02 de Março , na sede da Academia Brasileira de Letras, a segunda edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. De acordo com o ministro Fernando Haddad, a meta, este ano, é a participação de 80 mil escolas em todo o país, totalizando cerca de nove milhões de alunos participantes. Os estudantes serão envolvidos em oficinas de leitura e produção de textos que serão desenvolvidas nas escolas entre os meses de março e agosto. Com isso, o MEC pretende ampliar o incentivo à leitura e à escrita, além da qualificação dos professores.
"A Olimpíada busca propiciar aos professores participantes qualificação para o ensino do idioma e levar os alunos ao aprimoramento na competência da escrita. É, sem dúvida, uma iniciativa importante, que se soma a outras, para a formação dedocentes nessa área", comentou Haddad.
O tema deste ano "é o lugar onde cada estudante vive" e, a partir dele, os alunos poderão desenvolver textos de diversos gêneros: poema, artigo de opinião, memórias e crônica, dependendo de sua série. Ao longo do proejto, haverá cinco etapas de triagem: escolar, municipal, estadual, regional e, por último, a nacional, prevista para o mês de novembro, em Brasília.
Os 500 professores semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleção de livros. Os 152 finalistas serão premiados com medalhas de prata, aparelhos microsystem, e suas respectivas escolas receberão uma placa de homenagem. Por fim, os 20 vencedores da etapa nacional serão presenteados com medalhas de ouro, computadores e impressoras. Além disso, as escolas onde estudam receberão laboratórios de informática e livros.
Os cadastros e inscrições podem ser feitos através do site do Ministério da Educação (http://www.mec.gov.br/). Podem participar da Olimpíada alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Fonte: www.mec.gov.br

0 comentários: