Surgiu na Europa, no início do século XX, onde ocorreu uma série de movimentos artísticos de tendências variadas renovadoras que foram chamadas de Vanguardas Européias. As vanguardas romperam com o passado e revelaram o dinamismo de um novo tempo no século que se iniciava.
A crise da sociedade liberal burguesa
culminou na Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918. Esse conflito, de enormes
proporções, gerou profundas transformações alicerçadas na idéia de
nacionalismo, provocando o surgimento de novas correntes ideológicas, como o
nazismo, o facismo e o comunismo, que mudaram a face do mundo decorrer do
século.
No domínio artístico, inúmeras
tendências multiplicavam-se e retratavam os anseios por renovações profundas,
nos períodos que antecederam e sucederam a Primeira Guerra.
Esse momento literário das Vanguardas Européias, foram explosivos e descontínuos, que se
propuseram a romper com o passado e a exprimir o dinamismo de um novo tempo que
se iniciava.
Paris tornou-se centro mundial
dessas vanguardas revolucionárias da arte e do próprio comportamento humano.
Foi uma época contraditória e apaixonante, na qual surgiram os impulsos
transformadores da vida social e política do século XX.
O nome vanguarda é originário do francês avant-gardee significa
"estar a frente, à dianteira de um movimento". Nesse sentido, é
empregado para denominar grupos de pessoas que, por seus conhecimentos ou por
uma tendência natural, exercem papel de precursoras ou de pioneiras em
determinado movimento cultural, artístico, científico, etc. Assim aconteceu com
este conjunto de cinco "ismos": Futurismo,
Cubismo, Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo, os mais conhecidos movimentos de
vanguarda européia.
FUTURISMO (1909 a 1916)
Como o próprio nome indica, no Futurismo predomina uma vontade de abolir o passado, começar tudo de novo a reformular temas e técnicas da arte. O líder dos futuristas foi o poeta Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944), que publicou no ano de 1909, em Paris, o primeiro manifesto dessa vanguarda. Sintonizando com a temática da guerra, o Futurismo propôs uma outra forma de arte, dinâmica, com uma imagem veloz do progresso mundial moderno. É isso o que se pode depreender dos fragmentos reproduzidos a seguir.
Como o próprio nome indica, no Futurismo predomina uma vontade de abolir o passado, começar tudo de novo a reformular temas e técnicas da arte. O líder dos futuristas foi o poeta Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944), que publicou no ano de 1909, em Paris, o primeiro manifesto dessa vanguarda. Sintonizando com a temática da guerra, o Futurismo propôs uma outra forma de arte, dinâmica, com uma imagem veloz do progresso mundial moderno. É isso o que se pode depreender dos fragmentos reproduzidos a seguir.
Manifesto futurista (1909)
1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito à energia e à
temeridade.
2. Os elementos essenciais de nossa poesia serão a coragem, a audácia e
a revolta.
3. Tendo a literatura ate aqui enaltecido a imobilidade pensativa, o
êxtase e o sono, nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril,
o passo ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco.
4. Nós declaramos que o esplendor do mundo se enriqueceu com uma beleza
nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre adornado de
grossos tubos como serpentes de fôlego explosivo... um automóvel rugidorm que
parece correr sobre a metralha [...]
Em 1912, Marinetti radicalizou suas posições em relação à arte literária do século XIX, sugerindo uma revolta contra todos os padrões usuais de sintaxe gramatical:
1. É preciso destruir a sintaxe, dispondo os substantivos ao acaso,
como nascem.
2. Deve-se usar o verbo no infinitivo, para que se adapte elasticamente
ao substantivo e não submeta ao eu do escritor que observa ou imagina (...)
3. Deve-se abolir o adjetivo para que o substantivo desnudo conserve a
sua essência (...).
4. Deve-se abolir o advérbio, velha fivela que une as palavras umas às outras. O advérbio conserva a frase numa fastidiosa unidade de tom.
4. Deve-se abolir o advérbio, velha fivela que une as palavras umas às outras. O advérbio conserva a frase numa fastidiosa unidade de tom.
Principais Características do Futurismo:
* Desvalorização da tradição e do moralismo.
* Desvalorização da tradição e do moralismo.
* Valorização
do desenvolvimento industrial e tecnológico.
* Propaganda
como principal forma de comunicação.
* Uso de
onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de
objetos) nas poesias.
* Poesias com
uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade.
* Pinturas com
uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas
deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo.
Principais Autores Futurista:
* Umberto Boccioni
* Luigi Russolo
* Carlo Carrá
* Antonio Sant'Elia
* Giacomo Balla
* Ambrogio Casati
* Primo Conti
* Fortunato Depero
* Marcel Duchamp
Futurismo no Brasil
No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de
artistas ligados ao movimento modernista. Anita Malfatti e Oswald de
Andrade entraram em contato com Marinetti e seu
Manifesto Futurista. Muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às
obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana de
Arte Moderna de 1922.
CUBISMO (1907 A 1914)
O Cubismo tratava das formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. Valorizando as formas geométricas, tais como cubos, cones e cilindros, o Cubismo surgiu em 1907 e entrou em decadência já na época da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Inicialmente, o movimento cubista desenvolveu-se na pintura, a partir das experiências do espanhol Pablo Picasso e também do francês Georges Braque, que representava os objetos, por assim dizer: "cubificados", para apontar mais ângulos da realidade cotidiana.
A representação do mundo passava a não ter
nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
O movimento cubista evoluiu constantemente
em três fases:
2. Cubismo analítico - que se caracterizava pela
desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas.
3. Cubismo sintético - foi
uma reação ao cubismo analítico, que tentava tornar as figuras novamente
reconhecíveis, como colando pequenos pedaços de jornal e letras.
Principais características do Cubismo:
* Utilização de formas geométricas.
* Descreve a natureza morta com poucas cores,
fazendo contrastes com o claro e com o escuro com sombras carregadas.
* Sensação de pintura escultórica.
* Ausência
de harmonia entre formas e cores.
Principais Autores Cubistas e Artistas com obras Cubistas:
* Pablo Picasso
* George Braque
* Juan Gris
* Kazimir Malevich
* Lyonel Feininger
* Fernand Léger
Principais Autores Cubistas e Artistas com obras Cubistas:
* Pablo Picasso
* George Braque
* Juan Gris
* Kazimir Malevich
* Lyonel Feininger
* Fernand Léger
O Cubismo no Brasil
No Brasil, a pintora Tarsila do Amaral (1886-1973),
após um período de estudos na Europa, assimilou as lições cubistas e as adaptou
à realidade brasileira, incluindo em suas telas temas e cores que remetem ao
Brasil, como é possível perceber em suas pinturas, no entanto, sua obra não
apresenta características exclusivamente cubistas.
EXPRESSIONISMO
(1905 a 1933)
O Expressionismo surgiu na Alemanha em 1905, caracterizando a arte criada sob o impacto do sofrimento humano. Os expressionistas exprimiam a arte através das emoções e o mundo interior do artista, usando a distorção violenta, a cor forte e o traço exagerado . Muitos expressionistas foram estimulados por várias formas de exotismo, como a arte primitiva e popular: máscaras e estatuária da Oceania, esculturas da África e da América pré-colombiana. A representação dos horrores da guerra foi também uma tendência deste movimento.
O Expressionismo surgiu na Alemanha em 1905, caracterizando a arte criada sob o impacto do sofrimento humano. Os expressionistas exprimiam a arte através das emoções e o mundo interior do artista, usando a distorção violenta, a cor forte e o traço exagerado . Muitos expressionistas foram estimulados por várias formas de exotismo, como a arte primitiva e popular: máscaras e estatuária da Oceania, esculturas da África e da América pré-colombiana. A representação dos horrores da guerra foi também uma tendência deste movimento.
Os expressionistas pouco se
importaram com as noções de belo ou de feio. O essencial era o registro da
expressão do mundo, segundo uma leitura do artista. É possível dizer que o
Expressionismo admitiu a imagem distorcida, semelhante à caricatura, que
privilegiava um só aspecto do que retratava.
O principal pintor expressionista
é o norueguês Edvard Munch ( 1863-1944), autor de quadros intensamente
dramáticos, como “O grito” de 1893.
Principais características do Expressionismo:
* Grandes manchas de cor intensas e contrastantes, aplicadas
livremente sem respeito pelo real.
* Temas pesados com fortes
preocupações psicológicas (angústia, sofrimento).
* Desenho simplificado.
* Distorção intencional das
imagens com o objetivo de obter expressividade.
* Predominância dos valores
emocionais sobre os intelectuais.
Principais Autores Expressionistas:
* Edvard
Munch
* Otto Dix
* Ernst Ludwig Kirchner
* Otto Dix
* Ernst Ludwig Kirchner
DADAÍSMO
( 1916 a 1922)
Com grande ênfase na destruição e
na anarquia de valores formais, o Dadaísmo surgiu na Suiça, em 1916. O mais
radical dos movimentos de vanguarda teve na própria denominação, e na forma
pela qual foi escolhida, uma indicação de destruição anárquica.
De acordo com o poeta romeno Tristan Tzara (1896-1963),
líder dos dadaístas, Dadá não significa nada. Tzara informou ter encontrado essa
denominação numa página aberta, ao acaso, no dicionário Petit Larousse.
O Cabaret Voltaire, um café que
funcionava em Zurique, era o ponto de adeptos do movimento. Os dadaístas
contrariavam todos os valores, descrendo de tudo, cultuando um mundo ilógico.
Leia um trecho do Manifesto Dadá, de 1918:
Eu
redijo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por
princípios contra manifestos (...). Eu redijo este manifesto para mostrar que é
possível fazer as ações opostas simultaneamente, numa única fresca respiração;
sou contra a ação pela contínua contradição, pela afirmação também, eu não sou
nem para nem contra e não explico por que odeio o bom-senso. [...]
[...] Dada
não significa nada: Sabe-se pelos jornais que os negros Krou denominam a cauda
da vaca santa: Dada. O cubo é a mãe em certa região da Itália: Dada. Um cavalo
de madeira, a ama-de-leite, dupla afirmação em russo e em romeno: Dada. Sábios
jornalistas viram nela uma arte para os bebês, outros jesus chamando
criancinhas do dia, o retorno a primitivismo seco e barulhento, barulhento e
monótono. Não se constrói a sensibilidade sobre uma palavra; toda a construção
converge para a perfeição que aborrece, a ideia estagnante de um pântano
dourado, relativo ao produto humano. Tristan
Tzara.
Principais características do Dadaísmo:
* Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova
forma e dentro de um contexto artístico, irreverência
artística.
* Combate às formas de arte institucionalizadas.
* Crítica ao capitalismo e ao
consumismo.
* Ênfase no absurdo e nos temas e
conteúdos sem lógica.
* Uso de vários formatos de
expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais)
na composição das obras de artes plásticas.
* Forte caráter pessimista e
irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.
Principais Autores Dadaístas:
* Tristan Tzara
* André Breton
* Philippe Soupault
* André Breton
* Philippe Soupault
* Marcel Duchamp
* Hans Arp
* Julius Evola
* Francis Picabia
* Max Ernst
* Man Ray
* Kurt Schwitters
* Raoul Hausmann
* Guillaume
Apollinaire
SURREALISMO
(1924 a 1956)
O Surrealismo surgiu em 1924, com a publicação do “Primeiro Manifesto do Surrealismo” do escritor francês André Breton (1896-1966), um dissidente do movimento Dadá. Filhos do Futurismo, do Cubismo e do Dadaísmo, os surrealistas não aceitavam a pura destruição e a ação demolidora dos dadaístas. Queriam abrir caminhos para a expressão do psiquismo humano.
O Surrealismo surgiu em 1924, com a publicação do “Primeiro Manifesto do Surrealismo” do escritor francês André Breton (1896-1966), um dissidente do movimento Dadá. Filhos do Futurismo, do Cubismo e do Dadaísmo, os surrealistas não aceitavam a pura destruição e a ação demolidora dos dadaístas. Queriam abrir caminhos para a expressão do psiquismo humano.
Em 1929, Breton publica o "Segundo Manifesto
do Surrealismo", onde revelam surgimento de discordância no grupo. Entre
1935 e 1938, o movimento alcança fama internacional e organiza várias
manifestações pela Europa. Com a II Guerra Mundial, o grupo se dispersa,
chegando ao fim. Mesmo assim, após a guerra, organizam-se duas grandes
exposições surrealistas em Paris: na galeria Maeght, em 1947, e na galeria
Daniel Cordier, em 1959/60. Neste período houve uma grande revitalização do
Surrealismo, com o movimento PHASES, emergente em 1954, herdeiro do Grupo Cobra.
De início dissidente do Surrealismo histórico , para depois em 1956 entrar em
convergência com este.
Principais Características
do Surrealismo:
* As descobertas de Freud sobre o
inconsciente e os estudos da psicanálise sobre os mecanismos do sonho e suas relações
com a realidade e a arte.
* A imaginação, contra a lógica,
o domínio da consciência e a busca de imagens incongruentes, provocantes.
* O maravilhoso e o sobrenatural,
vistos como fontes em potencial de arte.
* O automatismo psíquico (escrever
espontaneamente, sem pensar, ao fluxo do inconsciente).
* O emprego passional e
irracional das imagens.
* A criação de técnicas que
provocassem os "sonhos despertos" e as forças obscuras do
inconsciente.
Principais Autores Surrealistas:
* André Breton
* Conde de Lautrémont
* Raymond Roussel
* Roger Vitrac
* Benjamin Péret
* Alfred Jarry
O
Surrealismo no Brasil
As idéias do surrealismo foram
absorvidas na década de 1920 e 1930 pelo movimento modernista no Brasil. Podemos observar
características surrealistas nas pinturas Nu e Abaporu de Ismael Nery e da
artista Tarsila do
Amaral, respectivamente.
A obra Eu Vi o Mundo, Ele
Começava no Recife, do artista pernambucano Cícero Dias, apresenta muitas
características do surrealismo. As esculturas de Maria Martins também caminham nesta
direção.
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