PROF.JR
segunda-feira, 29 de março de 2010
PREMIAÇÃO: O MELHOR DO ANO DE 2009
PROF.JR
As diferenças nos usos de “A” e “Há”.

Portanto, análise as frases abaixo:
Exemplo 01: “Há dois anos do lançamento, obras estão a todo vapor.”
Ao lermos a frase acima, sabemos que o lançamento está previsto para 2012, portanto o tempo é futuro, daí deveria ser usado, em lugar de “há”, a preposição “a”, pois esta indica tempo que ainda não transcorreu.
Corrigindo ficará: “A dois anos do lançamento, obras estão a todo vapor.”
Exemplo 01: “Há dois anos do lançamento, obras estão a todo vapor.”
Ao lermos a frase acima, sabemos que o lançamento está previsto para 2012, portanto o tempo é futuro, daí deveria ser usado, em lugar de “há”, a preposição “a”, pois esta indica tempo que ainda não transcorreu.
Corrigindo ficará: “A dois anos do lançamento, obras estão a todo vapor.”
Exemplo 02: “ Fiz visita a meus parentes que não via a tempos.”
Temos uma ação que foi realizada no passado e o verbo que acompanha “haver”, está no imperfeito.
Temos uma ação que foi realizada no passado e o verbo que acompanha “haver”, está no imperfeito.
Corrigindo ficará: "Fiz visita a meus parentes, que não via havia a tempos.”
Observação: Como se vê, são duas palavrinhas que podem dar enormes dores de cabeça, a quem não souber usá-las apropriadamanete.
PROF.JR
Observação: Como se vê, são duas palavrinhas que podem dar enormes dores de cabeça, a quem não souber usá-las apropriadamanete.
sexta-feira, 26 de março de 2010
ESCOLA PROFISSIONAL DE CAMOCIM PROTAGONIZA COMPROMISSO SOCIAL



EEEP Mons. Expedito da Silveira de Sousa - Camocim/CE
Fonte: www.crede04.seduc.gov.br
domingo, 14 de março de 2010
DICA DE LEITURA !

Um texto inteligível não depende só de uma boa escrita. A partir deste argumento básico, “É Possível Facilitar a Leitura”, analisar diferentes exemplos de artigos, trechos de livros e outros trabalhos, para indicar os aspectos que melhoram ou dificultam sua compreensão. A premissa é de que, pelo menos do ângulo educativo, a escrita em língua portuguesa, costuma ser mais indutiva, do que informativa, causando estragos à leitura funcional.
DIA NACIONAL DA POESIA

"Muitas delas (as palavras) se combinam de tal forma que evidenciam terem sido selecionadas não só pelo seu significado, mas também pelo seu significante, com o intuito de sugerir formas, cores, odores, sons, criar imagens, etc. Isso é o que observamos quando lemos, vemos ou ouvimos, um poema. Além disso, das palavras emana uma espécie de melodia, um ritmo, decorrente da forma como o poema é composto." (CEREJA, 1995)
Através dessa definição podemos perceber que o dia da poesia é um dia para nos envolvermos com a natureza, com os sentimentos e sensações do mundo ao nosso redor. E claro, um dia para conhecermos mais a poesia de nosso país que é elogiada no mundo inteiro.
O tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
Mário Quintana
quinta-feira, 11 de março de 2010
O que é "Literatura"?

A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística.
sábado, 6 de março de 2010
FÁBULA?

quinta-feira, 4 de março de 2010
Erros básicos de português, podem custar caro.

Levantamento feito pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) a pedido do G1 revelou que apenas 32% dos candidatos avaliados pelo núcleo, passaram no teste de português em 2009 – o equivalente a 12.577 estudantes de um total de 39.304.
O teste inclui 30 questões de ortografia. Para passar, o estudante pode errar até seis delas. Em 2009, apenas 5% dos estudantes acertaram todas as perguntas, outros 27% erraram de 11 a 29 questões e 41%, de sete a dez. Nenhum candidato errou o teste todo.
De acordo com Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube, os erros de português são vistos como falha na formação do candidato, pois o esperado por parte das empresas é que os estudantes tenham domínio do português e conhecimento de pelo menos um segundo idioma.Carmen ressalta que ter um bom português é importante para todos os candidatos, mesmo aqueles das áreas de exatas. “Não importa qual seja a área de atuação. Quando um engenheiro entra em uma empresa e apresenta um slide com erros de português, o erro colocará em dúvida a qualidade de seu trabalho."
Fonte: www.g1.globo.com
MEC lança Olimpíada da Língua Portuguesa

"A Olimpíada busca propiciar aos professores participantes qualificação para o ensino do idioma e levar os alunos ao aprimoramento na competência da escrita. É, sem dúvida, uma iniciativa importante, que se soma a outras, para a formação dedocentes nessa área", comentou Haddad.
O tema deste ano "é o lugar onde cada estudante vive" e, a partir dele, os alunos poderão desenvolver textos de diversos gêneros: poema, artigo de opinião, memórias e crônica, dependendo de sua série. Ao longo do proejto, haverá cinco etapas de triagem: escolar, municipal, estadual, regional e, por último, a nacional, prevista para o mês de novembro, em Brasília.
Os 500 professores semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleção de livros. Os 152 finalistas serão premiados com medalhas de prata, aparelhos microsystem, e suas respectivas escolas receberão uma placa de homenagem. Por fim, os 20 vencedores da etapa nacional serão presenteados com medalhas de ouro, computadores e impressoras. Além disso, as escolas onde estudam receberão laboratórios de informática e livros.
Os cadastros e inscrições podem ser feitos através do site do Ministério da Educação (http://www.mec.gov.br/). Podem participar da Olimpíada alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Fonte: www.mec.gov.br
Assinar:
Postagens (Atom)